Meninas, eu faço no olhômetro mesmo (como a maioria das minhas receitas) mas vou tentar colocar aqui as quantidades. Essa é a comida da galera quando quer tirar a barriga da miséria aqui em casa rsrsrs
Quando eu tiver posto uma foto aqui ok?
INGREDIENTES:1/2 kg de bucho bovino
1/2 kg de charque
1 pedaço de bacon
linguiça
1 costelinha (ou 1 tablete de caldo de costela)
1 pedaço de salpresa
1/2 kg de feijão branco (mais ou menos - essa quantidade da para umas 6 a 8 pessoas comerem)
folha de louro
corante
pimenta do reino
limões
sal (se precisar no final quando você experimentar, geralmente não precisa)
2 dentes de alho grandes bem machucados
2 cebolas picadinhas
coentro picadinho
MODO DE PREPAROLimpe o bucho (tem um treco amarelado nele que deve ser retirado) e depois deixe de molho em sumo de limão. Depois corte o bucho em quadradinhos pequenos (cerca de 1cm cada quadrado).
Corte o charque e a salpresa em cubos pequenos, a linguiça em meia-lua ou metade da meia-lua, o bacon em tiras e leve tudo para escaldar, inclusive a costelinha. Desligue assim que começar as primeiras bolinhas da fervura e escorra.
Depois lave o bucho para retirar o sumo do limão e junte às carnes que foram escaldadas em uma panela (de preferência panela de pressão para ser mais rápido). Acrescente água o suficiente para o cozimento. Se for na panela de pressão, verifique após uns 20 minutos que pegar a pressão como está a textura do bucho, se amoleceu (que tende a ser durinho se não cozinhar direito). Acrescente para o cozimento o corante, cebola, pimenta do reino, coentro, folha de louro, o alho e o caldo de costelinha caso tenha utilizado.
À parte você deve cozinhar o feijão branco somente com sal e folha de louro e experimentar se está na textura adequada.
Depois de o feijão estar cozido e as carnes já estiverem quase prontas, pode adicionar o feijão à panela das carnes para tomar o gosto e deixe terminar de cozinhar com a panela semi-tampada.
Se você tiver um pouco mais de experiência na cozinha, pode cozinhar o feijão e as carnes tudo junto. Mas, tenha cuidado porque o feijão pode ficar durinho (croct) ou mole demais. O bucho também pode não cozinhar o suficiente, então atenção!
Bom, dobradinha é isso aí! Não tem mistério! É excelente para quando vai aquela turma em casa, porque é um prato barato e rende que é uma beleza!! No 2º dia tende a ficar mais gostoso ainda porque o caldo fica mais concentrado, então se quiser preparar no dia anterior, melhor!
Acompanha arroz e molho lambão! huuumm