sábado, 8 de dezembro de 2007

TORTA DE CEBOLA GRATINADA

INGREDIENTES:

1 Kg de cebola cortada em fatias, deixar de molho em água gelada
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar( pode ser menos – a gosto )
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 1 xícara de chá de água.
6 a 8 fatias de pão forma umedecidas no leite ( ou na quantidade suficiente para forrar o pirex)
1 xícara de chá de queijo prato ralado (ou mussarela)
½ xícara (1 pacote de 50g) de chá de queijo ralado parmesão
2 caixas de creme de leite ( pode ser feito com 1 caixa se não gostar muito de creme de leite )

MODO DE PREPARO:

Escorrer bem a água das cebolas e refogar na manteiga até amolecer e murchar um pouco, juntar o açúcar mexer e polvilhar com a farinha de trigo, juntar o caldo de galinha e por último as 2 caixas de creme de leite sem soro, mexer tudo sem deixar ferver, se necessário, acrescentar sal a gosto.
Num pirex bem untado com manteiga, arrumar as fatias de pão umedecidas, colocar o queijo prato ralado por cima do pão, arrumar em seguida a camada de cebola e por último, o queijo parmesão ralado, pôr no forno quente e deixar gratinar. Esta receita é para um pirex grande; este prato acompanha principalmente à carnes: rosbife, lombo,e assados em geral.

Um comentário:

FláviaBGS disse...

Meninas,
No ano novo fiz essa receita na casa de minha tia, lá estava a familia e mais vários amigos que ela chamou para ver os fogos de Itacaré da varanda da casa dela. Tinha até chef de cozinha lá... pois não é que a torta de cebola fez o maior sucesso? foi a primiera coisa a terminar... o pessoal inovou e coimeu com torrada... ficou uma delicia mesmo... o povo lambeu os beiços... por isso... vou fazer hj de novo p a reunião da familia de Dani. Recomendo que testem essa receita pois é super fácild e fazer. Para ficar mais bonita, antes do queijo ralado eu coloco mais um camada fina de queijo prato/ou mussarela. Bom apetite